Os tubos PBA são utilizados nos sistemas de adução e redes de abastecimento de água em condições envolvendo temperatura ambiente.
Muito utilizado em redes enterradas, tanto pelas concessionárias de água e saneamento como também em condomínios privados.
Por serem fabricados em policloreto de vinil (PVC), são fáceis de serem instalados em função de sua leveza e possuem custos inferiores aos tubos produzidos com outros materiais.
Essa característica também contribui nas atividades envolvendo processos de manutenção, portanto, uma solução econômica que oferece qualidade e excelentes resultados às empresas que optam pelo seu uso.
Neste post, apresentaremos detalhes sobre os tubos PBA, suas características, as situações em que devem ser utilizados e onde adquirir as melhores opções do mercado. Continue lendo e saiba mais a esse respeito!
Conheça as características dos tubos PBA
Os tubos PBA são fabricados em barras com 6 metros úteis de comprimento e sua fabricação segue as recomendações apresentadas na NBR 5647, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
O sistema de tubos é composto por juntas elásticas, possuindo os seguintes diâmetros nominais (bitolas):
- DN 50,
- DN 75,
- DN 100.
Diâmetros superiores a 100 milímetros, ainda são fabricados, por poucas indústrias.
É importante lembrar que as juntas elásticas facilitam e agilizam o processo de montagem, portanto, é uma excelente opção para as empresas que utilizam essas estruturas para o desenvolvimento de seus projetos.
Entenda para quais situações esses tubos são recomendados
Os tubos PBA, como já mencionado anteriormente, são os preferidos das empresas que desenvolvem projetos envolvendo a distribuição de água e fazem parte do dia a dia das concessionárias voltadas ao saneamento básico das cidades e estados.
Essa preferência ocorre em função das seguintes situações:
Aplicações
Além do uso nas estruturas para a adução, é uma excelente opção para os sistemas distribuição de água, responsável pelo transporte de água aos consumidores finais.
Vale lembrar que esses produtos são resistentes à corrosão, tanto na parte interna, que pode sofrer esse problema em função da água, como na externa, que tem a sua origem em função do contato com o solo.
Outro detalhe importante diz respeito às boas condições que essa solução oferece para o fluxo de água, uma vez que a parte interna do material é completamente lisa.
Instalação
O sucesso dos tubos PBA na instalação começam na realidade no transporte dos materiais, exatamente pela leveza e facilidade no manuseio.
Desse modo, o utilizado para a instalação desses materiais exige a presença de um profissional capacitado e conhecedor dos sistemas de abastecimento de água.
Por se tratar de uma aplicação que trabalha com conexões, vale a pena um estudo detalhado a respeito, visando levar somente as peças necessárias para o canteiro de obra, o que acaba resultando em economia de recursos.
Por fim, para garantir qualidade nas instalações, é fundamental que em cada ligação sejam utilizadas tubulações com as juntas elásticas integradas.
O uso da pasta lubrificante no tubo e na bolsa é fundamental para possibilitar o perfeito encaixe nas bolsas, seja de tubos, ou de conexões.
Tenha todas as vantagens dos tubos PBA da Rede Saneamento
Todas essas vantagens e possibilidades que os tubos PBA oferecem podem ser encontradas na Rede Saneamento.
Atuamos no mercado de materiais hidráulicos há mais de duas décadas, oferecendo, além do PBA, toda a linha de tubos, válvulas, conexões e equipamentos para a rede de adução e distribuição de água, sem contar as soluções para a coleta e tratamento de esgotos.
Contribuindo com o fornecimento de aplicações para projetos desenvolvidos em todos os Estados brasileiros, o diferencial da nossa empresa é reconhecido no mercado nacional, a partir da agilidade e assertividade no atendimento de seus clientes e suas demandas.
Para saber mais a respeito, acesse nosso site e conheça detalhes dos nossos produtos e da estrutura que colocamos à sua disposição!