O registro automático de entrada, conhecido também como válvula RAU, é um equipamento que tem por objetivo manter o nível da altura da água em um reservatório.
É por esse dispositivo que ocorre o controle da entrada e do bloqueio da água em reservatórios de grande diâmetro. O RAU é a boia do reservatório.
Na medida em que o nível da água vai baixando, o registro abre de forma progressiva, portanto, é fundamental que a qualidade desse equipamento esteja de acordo com as expectativas dos resultados pretendidos.
Neste post, apresentaremos detalhes e as aplicações do registro automático de entrada. Continue lendo e conheça mais a esse respeito!
Conheça as características do registro automático de entrada
O registro é fabricado em ferro fundido dúctil e a vedação interna é feita por meio de um diafragma de borracha especial para garantia de vedação. Trata-se de um modelo de controlador de nível de reservatório mecânico, que devido à vedação de borracha, mesmo possuindo uma robusta carcaça suporta uma pressão MÁXIMA DE TRABALHO de 6 kgf/cm2 (0,6 MPa).
Para compreendermos um pouco mais a respeito, apresentamos alguns detalhes importantes:
Dimensões e capacidade
Antes de apresentarmos as dimensões e capacidade do registro automático de entrada, é fundamental sabermos que a massa desses equipamentos vai de 24 a 373 quilos, considerando o peso dos seguintes componentes:
- corpo,
- alavanca,
- flutuador.
O diâmetro nominal (DN) desses dispositivos varia entre 50 e 300 mm, podendo atender as mais diversas necessidades em termos de capacidade dos tanques e reservatórios, tendo como principal vantagem a durabilidade e fácil manutenção.
Componentes e materiais
A fabricação do registro automático de entrada conta com diversos componentes.
Então, apresentaremos os principais deles e os materiais que normalmente são utilizados nos processos de fabricação:
- haste – inox
- anel de vedação – borracha natural,
- regulador da válvula – latão/inox,
- corpo – ferro fundido nodular ou dúctil,
- válvula – latão/inox,
- base – ferro fundido nodular ou dúctil,
- alavanca – aço carbono,
- diafragma – borracha nitrílica,
- boia – fibra de vidro ou chapa de aço.
Para fazer a escolha adequada da válvula RAU, torna-se necessário a consulta a profissionais capacitados que poderão definir a melhor opção para cada situação, portanto, é imprescindível uma análise preliminar dos objetivos e necessidades de cada projeto.
Quais são as principais aplicações do registro automático de entrada?
Como vimos, o registro automático de entrada é um equipamento utilizado para manter o nível de altura de água de um reservatório.
Essa solução possibilita que o reservatório sempre esteja cheio ou de acordo com a quantidade desejada pelos usuários, evitando desperdício ou a falta de água nos mais diversos ambientes.
Trata-se, portanto, de um elemento indispensável em qualquer projeto hidráulico, seja para o abastecimento hídrico de residências ou estabelecimentos, ou ainda em processos que envolvem soluções para fins industriais.
Rede Saneamento: fornecedora de registro automático de entrada para reservatórios!
A Rede Saneamento é um dos principais fornecedores do país quando se trata de equipamentos para saneamento, dispositivos e soluções hidráulicas.
Com uma equipe experientes, a empresa se consolidou como uma referência a nível nacional, atendendo a projetos públicos e privados em todos os estados brasileiros.
Quando o assunto envolve válvulas e especificamente o registro automático de entrada (RAU), sua empresa encontra na Rede Saneamento o que de mais moderno existe em tecnologia nessa área.
Somado a isso, é preciso considerar a capacidade e agilidade no atendimento e preços diferenciados que viabilizam os mais diversos projetos hidráulicos.
Se você está em busca por soluções na área do saneamento básico, acesse nosso site, conheça nossa estrutura e saiba o porquê empresas de todo o Brasil preferem nossos produtos e serviços!