NBR 10160: requisitos para fabricação, inspeção e utilização de tampões

NBR 10160: requisitos para fabricação, inspeção e utilização de tampões

A NBR 10160 é uma normatização técnica desenvolvida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), voltada a assegurar a qualidade, segurança e eficiência dos tampões e grelhas utilizados nas redes de drenagem urbana.

A ABNT foi fundada no ano de 1940, sendo uma entidade privada e sem fins lucrativos.

A elaboração das normas técnicas é realizada a partir do consenso de especialistas e interessados no tema a ser debatido, portanto, representam as melhores práticas e conhecimentos disponíveis na área que está sendo estudada.

Muitas dessas normas são referenciadas em leis, tornado seu descumprimento sujeito a sanções nos casos de não cumprimento.

Neste post, apresentaremos a NBR 10160 e os requisitos para a fabricação, inspeção e utilização de tampões. Continue lendo e saiba detalhes a esse respeito!

Quais os objetivos da ABNT NBR 10160?

A NBR 10160 estabelece os requisitos técnicos e diretrizes dos tampões e grelhas utilizados nos sistemas de drenagem urbana.

Os tampões e grelhas são utilizados no controle do escoamento das águas pluviais, evitando enchentes e alagamentos das ruas e avenidas.

Nesta norma, encontram-se os requisitos exigidos em sua fabricação que venham a garantir:

  • qualidade,
  • resistência,
  • durabilidade,
  • desempenho.

Para isso, esses materiais são classificados tendo por base suas características e capacidade de carga, especificando os materiais que devem ser utilizados em sua fabricação e os métodos de ensaio que devem ser utilizados para a verificação da sua conformidade com a norma.

Como funciona a fabricação de tampões e como se aplica a NBR 10160 nesse processo?

A fabricação de tampões é realizada a partir de projetos de engenharia desenhados de forma a atender as exigências da NBR 10160.

Normalmente, os materiais utilizados para a sua fabricação são o ferro fundido e o aço.

Com a utilização de moldes, produzidos em areia ou metal, ocorre a fundição do tampão, quando a matéria-prima é derretida e vertida nesse modelador.

Após solidificado e resfriado, os tampões passam por um processo de limpeza e acabamento que envolvem:

  • rebarbação,
  • jateamento de areia,
  • pintura.

Durante todo o processo a área de controle de qualidade precisa atuar, garantindo que todas as especificações e exigências da norma estão sendo atendidas.

Após a aprovação dessa área, os tampões são disponibilizados para a comercialização.

A importância de seguir a NBR 10160 na inspeção e utilização de tampões

É fundamental que os requisitos e exigências da NBR 10160, sejam atendidos durante a fabricação, com vistas ao atendimento da capacidade de carga suportada e demais especificações técnicas exigidas pelo cliente.

Para isso, o ideal é contar com fornecedores que tenham experiência e um histórico junto ao mercado, garantindo produtos de qualidade.

Deve-se contar com quem esteja disposto a fornecer dados técnicos e informações detalhadas sobre os tampões, além, é claro, de oferecer todo o suporte necessário para que os adquirentes possam contar com a melhor opção para a sua demanda.

As boas escolhas recaem sobre empresas que possam garantir:

  • capacidade de atendimento,
  • prazos de entrega adequados,
  • flexibilidade.

A escolha de tampões, definida pelo projetista, precisa estar de acordo com a norma NBR 10160, para que o fornecimento esteja dentro dos critérios exigidos em norma.

Para isso, vale conhecer os tampões e grelhas fornecidos pela Rede Saneamento, uma empresa que atende as necessidades de clientes de todo o território nacional e que cumpre todos os requisitos e exigências, garantindo qualidade nos produtos e no atendimento!

Whatsapp