São recorrentes as demandas de clientes em busca de soluções para fazer a reparação de danos em tubulação enterrada.
A falta de espaço, os altos custos e o grande tempo gasto, muitas vezes inviabiliza substituição do tubo danificado.
Felizmente, atualmente, há diversas soluções que permitem uma manutenção mais simples e rápida.
Continue lendo para saber mais e confira como reparar uma tubulação enterrada.
A normatização das tubulações
Além dos custos e do tempo de obra, outro problema na manutenção de tubulação enterrada é a normatização das peças, em suas variadas matérias-primas de fabricação. Isso porque, existem diversos tipos e diâmetros, o que, muitas vezes, inviabiliza que construtores e companhias de saneamento mantenham estoque de peças de manutenção.
No Brasil, há uma gama de tubos para redes de maior diâmetro para a condução de água e efluentes, fabricados em diversos materiais, como:
- PVC,
- ferro fundido,
- PEAD,
- aço galvanizado,
- outras opções menos aplicadas.
As redes que conduzem água fabricados de ferro fundido variam de diâmetros nominais de 80 a 2400 mm, e a maior parte, de distribuição de 80 mm a 600 mm, como previsto na NBR 7675.
Já para PVC temos subdivisões em tubos DEFOFO (NBR 7665), sendo que os diâmetros mais comuns são de 100 a 400 mm. E para tubos PBA, os diâmetros variam de 60 a 110 mm (NBR 5667).
Existem também tubos e conexões de ferro fundido para esgotos e efluentes. Os diâmetros são os mesmos de fabricação para condução de água, mudam os revestimentos.
Os tubos e conexões de PVC para esgotos são subdivididos em redes com e sem pressão. No caso de redes por gravidade, o mais usual são tubos e conexões da linha coletor ocre, fabricados com a NBR 7362.
Peças de manutenção para tubulação enterrada
Vedar um tubo danificado não é tarefa fácil, principalmente quando se trata de diâmetros grandes. Ao invés de usar equipamentos de içamento e transporte, para a substituição do tubo danificado, recomenda-se o uso de soluções que sejam rápidas e com custo reduzido.
Com essa ideia, os fabricantes desenvolveram diversas espécies de uniões para manutenção de tubos, como:
- linha de PVC: luvas de correr, DEFOFO, PBA e coletor,
- linha de ferro fundido: luvas de correr com bolsas, junta mecânica, tripartidas, bipartidas e de grande tolerância, assim como juntas gibault,
- linha de aço e PEAD: luvas e abraçadeiras de reparo de aço e aço inox.
Nos próximos textos, vamos explicar a aplicação dessas peças de manutenção e seus detalhes de fabricação.
Para solucionar as demandas de nossos clientes, a Rede Saneamento mantém variado estoque de luvas, abraçadeiras, adaptadores, uniões e juntas nos mais variados tipos e diâmetros.
Então, se o tubo furou, ligue para nossa equipe de vendas, que possui conhecimento técnico para orientar você a investir na melhor solução para sua demanda.
Consulte-nos, será um prazer atendê-lo.