Você conhece as determinações da ABNT NBR 14968 para as válvulas de gaveta com cunha revestida? Leia e conheça detalhes a respeito!

As determinações da ABNT NBR 14968 para válvulas de gaveta com cunha revestida

As válvulas de gaveta com cunha revestida são equipamentos utilizados para o controle do fluxo de fluidos em sistemas de tubulação.

Trata-se de uma tecnologia que combina robustez e eficiência, garantindo qualidade nas operações que precisam suportar alta pressão e temperaturas que não ultrapassem os 60º C.

São ideais para diversas aplicações em infraestrutura hidráulica, sendo comum seu uso em sistemas de:

  • água bruta,
  • água tratada,
  • esgoto gradeado.

A cunha das válvulas de gaveta é um disco que se move perpendicularmente de maneira a possibilitar o controle do fluxo dos fluidos, portanto, quando fechada a passagem da água é interrompida, garantindo a segurança dos ambientes e o funcionamento adequado dos sistemas de tubulação.

Neste post, apresentaremos esse importante dispositivo e o que determina a norma técnica brasileira!

 

Objetivos normativos da NBR 14968 para as válvulas de gaveta com cunha revestida

A NBR 14968 dita os objetivos normativos estabelecidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para as válvulas de gaveta de ferro dúctil com cunha revestida em elastômero.

Vamos conhecer os principais pontos da norma:

Abrangência da norma

No escopo da NBR 14968 encontramos a seguinte descrição:

Esta Norma especifica os requisitos para fabricação, inspeção e aceitação de válvulas-gaveta de ferro dúctil, com cunha revestida de elastômero, para uso geral no bloqueio de fluxo de água bruta, tratada ou potável em instalações de saneamento.

Esta Norma se aplica a válvulas com bolsas de junta elástica de diâmetros nominais: DN 50, 75, 80, 100, 150, 200, 250, 300, 350, 400, 450, 500 e 600 sob pressão máxima de 1,6 MPa.

A Norma se aplica a válvulas de pressão nominal PN 10 e PN 16, com extremidades flangeadas de diâmetros nominais: DN 50, 75, 80, 100, 150, 200, 250, 300, 350, 400, 450, 500, 600, 700, 800, 900 e 1 000.

Esta Norma se aplica a válvulas de pressão nominal PN 25, com extremidades flangeadas de diâmetros nominais: DN 50, 75, 80, 100, 150, 200, 250, 300, 350, 400, 450, 500 e 600.

Classificação

Com relação à classificação das válvulas de gaveta com cunha revestida, elas são divididas em três tipos de extremidade:

  • válvulas com bolsa de juntas elásticas para tubulações de ferro dúctil (aplicáveis também em tubulações de PVC-M DEFOFO, PVC-O e PRFV),
  • válvulas com bolsa para tubulações de PVC-U 6,3 com junta elástica,
  • válvulas com flanges.

Já considerando a distância entre flanges, elas podem ser de corpo curto, ou seja, série 14 ou ainda de corpo longo, portanto, série 15, ambas de acordo com aISO 5752.

A norma prevê ainda que outras distâncias podem ser empregadas, mediante acordo entre comprador e fabricante.

Existem ainda dois tipos de acionamento para essas válvulas de gaveta:

  • válvulas com acionamento manual através de volante, cabeçote e com ou sem mecanismo de redução,
  • válvulas com acionamento comandado mediante sistemas hidráulicos, eletromecânicos ou pneumáticos.

Requisitos gerais para fabricação

Com relação aos requisitos gerais para fabricação das válvulas de gaveta com cunha revestida, essas precisam estar de acordo com os materiais e requisitos estabelecidos entre os itens 5.2.1 e 5.2.7, o que significa que para cada componente existem particularidades que precisam ser atendidas.

O fabricante do equipamento precisa atender as normas estabelecidas envolvendo o controle no processo de fabricação, fornecedores e matérias-primas.

Além disso, detalhes importantes precisam estar de acordo com as exigências estabelecidas, tais como:

  • verificação da resistência hidrostática interna em função da espessura projetada,
  • ensaio de estanqueidade do corpo e tampa sem revestimento,
  • detalhes envolvendo os outros componentes, como haste, flanges, bolsas, revestimento, etc.

Por fim, é preciso um cuidado especial com relação à estocagem e ao manuseio de forma a evitar danos no revestimento externo que possam prejudicar o uso ou reduzir a vida útil da válvula.

Requisitos específicos da NBR 14968

Com relação a requisitos específicos, as válvulas de gaveta com cunha revestida precisam atender a determinações que envolvem:

  • dimensões e tolerâncias,
  • características funcionais,
  • pressão de trabalho,
  • velocidade máxima de fluxo,
  • estanqueidade de corpo e sede.

Para cada um desses itens, determinações e exigências devem corresponder às normas estabelecidas, envolvendo segurança, qualidade e padronização.

Ensaios e testes de estanqueidade

Por fim, chegamos aos ensaios e testes de estanqueidade, quando exames e métodos são apresentados pela norma.

Eles tanto precisam ser realizados durante o processo de fabricação quanto também devem atender às necessidades dos clientes no que se refere a inspeção dos materiais entregues.

Como se observa, a norma ABNT NBR 14968 para válvulas de gaveta é bastante completa e exigente, uma vez que se tratam de sistemas que precisam apresentar qualidade e reduzir as possibilidades de falhas.

Certamente você já deve ter observado que a escolha pelo fornecedor é fundamental para o sucesso nas aquisições desses materiais, portanto, entre em contato com a Rede Saneamento e solicite uma cotação. Todos nossos produtos atendem às especificações solicitadas pela ABNT. Faça seu orçamento e comprove!

Whatsapp