Válvulas de retenção: conheça os tipos e suas aplicações

Válvulas de retenção: conheça os tipos e suas aplicações

As válvulas de retenção são aquelas que impedem o retorno do fluxo da rede, seja ela de passagem de água ou efluentes.

São dispositivos utilizados com frequência em obras de saneamento básico.

Basicamente, esse dispositivo possui duas aberturas com um membro de fechamento situado entre elas.

Com a entrada do fluido, a pressão faz com que o mecanismo de fechamento fique aberto, possibilitando o fluxo. Ao reduzir a pressão ou paralisar a passagem do fluido a portinhola interna se fecha, impedindo o retorno do fluxo.

Mas qual a importância de reter o fluxo de uma rede?

Neste post, apresentaremos detalhes sobre as válvulas de retenção, os tipos existentes e quais as suas aplicações e a importância de seu uso nas redes. Continue lendo e conheça detalhes a esse respeito.

Para que servem as válvulas de retenção?

As válvulas de retenção servem para impedir que a coluna de fluido retorne na rede, danificando outros equipamentos como bombas. Impede também o retorno de esgotos, evitando mal cheiro.

Esse dispositivo é bastante utilizado nas seguintes situações:

  • Após as bombas 
  • Impedindo que água contaminada retorne ao sistema de tratamento,
  • Impede a inversão do fluxo da rede
  • Impede entrada de animais nas redes

Tipos de válvulas e suas aplicações

As válvulas de retenção funcionam independentemente da existência de ar, eletricidade e não necessitam da interferência humana.

Além de aliviar o nível de pressão de um sistema, já que a partir dessa ação garantem a segurança dos ambientes, elas também impedem a contaminação do fluxo dos fluidos, evitando o seu refluxo. Os principais tipos são os seguintes:

Válvula de retenção horizontal 

As válvulas de retenção horizontal são indicadas em redes de água e esgotos. Nas instalações de saneamento público são fornecidas com flanges nas extremidades para facilitar a instalação.

Possuem tampa superior aparafusada, que garante sua desobstrução em caso de entupimento por algum objeto, sem que haja necessidade de ser retirada da rede.

Válvula de retenção vertical

Possivelmente, você já deduziu que esse tipo de válvula é utilizado para trabalhar com fluidos ascendentes, ou seja, na vertical.

Nesse caso, na parte interna do dispositivo existe um disco com um pino guiado no corpo que é levantado pelo fluido, permitindo a sua passagem.

Podem ser válvulas nos modelos portinhola dupla e fechamento rápido.

Geralmente, utilizadas em redes de água.

Válvulas de retenção de pé com crivo

Chegamos às válvulas de retenção fundo do poço ou de pé com crivo.

Trabalhando exatamente como ocorre com a de retenção vertical, essas válvulas possuem apenas um engate com a tubulação, enquanto do lado oposto existe o que é chamado de “crivo”, telas perfuradas que impedem que partículas maiores como pedregulhos adentrem a tubulação.

Essa ação protege os equipamentos como as bombas hidráulicas, bem como o próprio dispositivo. Elas são comumente utilizadas nos sistemas de recalques.

Diversos outros modelos como válvula de retenção tipo bola, uniflap, fechamento rápido são disponibilizadas no mercado.

A Rede Saneamento oferece todos os modelos de válvulas de retenção utilizados em redes de saneamento básico, atendendo a clientes de todo o Brasil e colaborando de forma efetiva no sucesso de obras públicas e privadas.

Atuando no mercado há mais de duas décadas, a agilidade e a assertividade fazem parte do dia a dia dos nossos profissionais que estão sempre prontos e dispostos a apresentar o que existe de melhor no mercado de materiais hidráulicos para saneamento básico.

Agora que você conhece mais sobre as válvulas de retenção, os tipos existentes e suas aplicações, acesse nosso site, avalie nossos produtos e solicite um orçamento. Estamos prontos para conhecer a sua demanda e oferecer as soluções adequadas para o seu projeto.

Whatsapp